domingo, 21 de junho de 2009

“Tem gente que vive chorando de barriga cheia...”

Certo dia, estava eu pela rua conversando com um amigo. Este muito indignado com as contas pra pagar, reclamando que tudo ta caro, que esse país é uma vergonha, que nossos políticos só sabem roubar, desviar, etc., etc., etc.
Daí então, ele falou algo que me deixou meio indignado (não irei citar nomes):
Ele: - Mas tchê, olha só que vergonha esse nosso presidente, nos cobra os olhos da cara de imposto pra ficar viajando aí bem belo pelo mundo.
Eu: - Cara, não é bem assim. Todo presidente têm que viajar. Esses compromissos aqui e acolá são justamente pra manter boas relações comerciais. Quando o presidente visita um país, ele não vai sozinho. Junto com ele vai toda uma comitiva para tratar de assuntos específicos, principalmente relacionados ao comércio.
Ele: - Ah! Para Leandro. Não vêm dar uma de advogado do diabo. Tudo sabe muito bem que isso é dinheiro público jogado no lixo.
Eu: - Bom, então ta. Mas me lembro muito bem que havia outro presidente que era lembrado por um programa humorístico justamente pelas suas incontáveis viagens ao redor do mundo.
Ele: - Ah, mas é diferente.
Eu: - Diferente como?
Ele: - Se o Lula criticava antes, não poderia estar fazendo o mesmo.
Eu: - Meu amigo, isso é política. Não viste a propaganda do PSDB na TV? Eles tentaram botar até a culpa das enchentes no nordeste no Lula. Como se ele tivesse o poder de parar a chuva. Assim como um outro blogueiro que criticou a postura do Lula não estar no Rio de Janeiro dando assistência às vitimas por ter preferido viajar pras Bahamas, sendo que quando o Lula viajou pra tal compromisso, o acidente nem havia acontecido, além do mais, o seu vice, presidente em exercício, já tava lá.
Aqui, sem argumentos, ele muda de assunto.
Ele: - Para, Leandro. Meu pai tem um super, tu não imaginas o quanto de ICM (imposto sobre circulação de mercadoria) ele tira, e me diz pra que? Pra ficar viajando, e sustentar essa cambada de corrupto.
Eu: - Cara, ICMS é gerido pelo governo estadual, se queres reclamar de algo federal, reclama do imposto de Renda então. ICM tu tem que reclamar da Yeda.
Aqui, ele muda de assunto mais uma vez.
Ele: - Ah, mas olha essa corrupção toda no senado, na câmara, essa cambada de corrupto, e o Lula defendendo Sarney, Genuíno. Isso é uma merda cara.
Eu: - Teu pai sonega imposto?
Ele: - Que isso cara, que pergunta é essa, vai te fuder! Meu pai é um cidadão de bem.
Eu: - Cara, duas coisas. Primeira. Se o “Lula” não apoiar essa gente, simplesmente ele não consegue aprovar mais nada na câmara e nem no senado, e o país para. E a oposição vai cair em cima por que o presidente é um incompetente. Segunda. Conheço muito bem como funciona a dinâmica do comércio. Sonega o possível e o impossível. E reza pra receita federal não te pegar. Moral por moral, nenhum dos dois tem. Mas ambos fazem visando um objetivo individual.
Ele: - Ah, Leandro. Cala a boca, o que tu sabe.
Eu: - Nada meu amigo, eu não sei nada.

Moral da história, na minha opinião:
Não adianta tentar explicar para um cara que vê todo dia jornal do almoço, lê todo mês a veja, que as coisas são iguais tanto pra direita como para a esquerda. As dificuldades são as mesmas, e os métodos são os mesmos. O que muda apenas são os objetivos. E eu prefiro os objetivos socias que a esquerda oferece. Quanto ao valor da conta de telefone que meu amigo reclamou, bom, quem privatizou foi o FHC. Vai explicar isso pra ele. E vai explicar também que por trás da imprensa existem colaboradores que querem apenas garantir o seu espaço dentro da "mamata". E quando entra um governo a favor do direito dos trabalhadores, que exatamente o que os empregadores entendem como violação aos seus direitos de lucro (por mais astronomicos que sejam), esses colaboradores nada mais fazem do que pagar pra derrubar "democraticamente" esse governo.
Enfim, sei que posso ter viajado bastante nesse post, afinal já faz dias que tive essa conversa, então perdi um pouco o fio da meada, porém, uma coisa é certa: tem muita gente por aí reclamando de barriga cheia. Pena que eles não gostam de ver vídeos como o abaixo indicado pelo colega Arthur.

2 comentários:

Arthur Rotta disse...

Põ essa tua conversa com teu amigo ilustra bem a galera que é papagaia da direita.

Agora, resta saber se o filho do dono do super tem sentido os efeitos da crise que iria quebrar o brasil.

Pelo que se tem visto, para os mercados, a crise não passou de uma marolinha...

Bom, esse argumento contra as viagens do Lula francamente... Uma das coisas que garantiu solidez ao nosso país, foram obtidas justamente pela diversidade de mercados que essas viagens propocionaram. Antes era EUA, Mercosul e Europa. Agora além deles, tem Africa, Russia, Oriente Médio, América Central, Asia etc...

Acho que teu amigo não soube disso ou tem memória curta.

Leandro Deon disse...

Pior que tem mais coisa q me esqueci de botar sobre esse diálogo.
Enfim, não dá pra levar a sério esse tipo de direitoso.