quarta-feira, 10 de junho de 2009

A mesma diplomacia uma ova! (texto alinhado à esquerda!)

Os grandes intelectos brasileiros – ou o pensamento dominante, ao falar do histórico da política internacional brasileira, tem por hábito classificar como MESMO PERÍODO o iniciado por Fernando Henrique Cardoso e seguido pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Esta opinião de que o atual presidente teria seguido as linhas pensadas por seu antecessor é a difundida nos confins do Palácio Itamaraty, nos cursos de formação diplomática, principalmente.

Tenho estado apreensivo sobre o que mais anda saindo de lá! Explico. Torna-se bastante absurdo considerar que as medidas no âmbito externo tenham sido seqüenciais, uma vez que FHC SEMPRE deixou claro que aumentaria as suas relações diplomáticas com os EUA por entender que o Brasil precisasse de uma “muleta” para reerguer-se após tantas crises (petrolífera, econômica, inflacionária e etc) e à America do Sul, bastava o MERCOSUL. Lula, por sua vez, é até destaque por sua política internacional, que sai do tradicional e hegemônico NORTE-SUL e volta-se à relações SUL-SUL.

É simples. Enquanto FHC preocupou-se em pedir auxilio para os países desenvolvidos a fim de fortalecer o Brasil na América do Sul, Lula buscou, através da cooperação entre os Estados em desenvolvimento, parcerias para o fortalecimento coletivo, com crescimento paritário. Um exemplo disso são as diversas atitudes tomadas no seio da América do Sul para buscar a integração entre os Estados, como a UNASUL, IIRSA e as ações já previstas para o futuro.

Compreendo que foram políticas marcantes, mas nem um pouco semelhante. O Ministro foi praticamente o mesmo, mas sugiro que se atualizem dos acontecimentos. Para alertá-los, o Brasil já é considerado um país desenvolvido, com base no seu índice de desenvolvimento humano apresentado em 2009. O país nunca cresceu tanto na Era Lula. E ainda se tenta creditar o passado com os avanços do futuro?! Só deixo minha manifesta opinião: A mesma diplomacia uma ova!

3 comentários:

Arthur Rotta disse...

Muito bom cara! sempre achei a condução da política externa um dos pontos fortes do governo Lula. Tu demonstra muito apropriadamente isso.

Leandro Deon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arthur Rotta disse...

Po deon, posta aih de volta! viva o itamaraty!