sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Paisagem de interior

Me livrei das provas na "famigerada casa de Bruno de Mendonça Lima" e corri para Casa. Mas agora digo Casa, com C maiúsculo que é a casa dos pais, a que vai ser pra sempre Casa. E como é bom chegar em Casa, ainda mais quando ela é no interior do interior.
Barão de Cotegipe tem quase 7 mil habitantes, a maioria vivendo na zona rural, e é uma típica cidade do interior: rua da praça, da igreja, da prefeitura e da escola, quitanda e mercadinhos onde todos sabem da vida de todos, criançada e bicharada brincando pelas ruas, sempre se sabe de alguém que faça bolacha caseira, barra de calça ou benzedura, silêncio que se mistura com canto de passarinho, cachorro latindo e carroça passando; tem feira do produtor com legumes, carne e pão fresquinho, tem festa de comunidade e missa de domingo, que se o cidadão não comparece já se concluiu que "virou pro diabo".
Mas sabe que é bom! Há uma sensação de aconchego, de estar em Casa. Fica o convite a todos os companheiros Dionisíacos, e achegados, para que venham um dia para interior do interior do norte do Rio Grande do Sul ou "pra fora", como se costuma dizer por essas bandas do sul.

Saudações dionisíacas!

(quase assim...)

2 comentários:

Nasser Zahra disse...

Que massa, Aline, deu até vontade de ir aí conhecer! Nem devias convidar, olhe que a gente monta uma excursão e vai aí invadir a tua Casa, hahahahahaha! Abração, saudades.

Leandro Spitzer disse...

Só pra dizer que não conheço nada de lá... eu conheço a rodoviária.