quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Educação no governo FHC x Educação Governo Lula

O Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pelotas, RS, lançou o a revista "Pensamento Plural" número 4, ano 3. Recomendo o artigo "As políticas de avaliação institucional e seus discursos nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva" de Bruna Tarcília Ferraz. Para acessar o artigo clique aqui.

O melhor é ler o artigo, muito bem escrito por sinal. Destaco algumas coisa muito interessantes, como o fato de ser uma boa evidência- acadêmica- a respeito das diferenças entre os dois governos. Apesar da política do governo Lula para o ensino superior não ser tudo isso (as parcerias público-privadas são seu viés privatista), conta com um viés democrático e participativo muito interessante.

O artigo ainda mostra que a educação no governo Lula é vista como um bem social, enquanto que no governo FHC prevalecia a visão mercadológica.

O interessante disso tudo, é que na época que militei no movimento estudantil, convivi com militantes da juventude do psol, e mesmo de setores da esquerda do PT, que gritavam alto contra a política para o ensino superior do governo Lula. Aliás, quando me formei, a discussão fervia contra o ENADE. O artigo da Bruna Tarcília Ferraz traz bons argumentos que certamente contribuem para o debate e também para fortalecer a candidatura da Dilma.

Bye Bye Serra!

Saudações Dionisíacas.

Nenhum comentário: