sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Há quem veja o natal como uma festa cristã. Há quem diga que não passa de mero pretexto consumista. Pode ser. Talvez seja os dois. Mas para mim é uma data dionisíaca: Festa! Se na Roma antiga foi em homenagem  a Saturno, hoje é uma celebração a Dionísio com a família ou com os amigos. Tanto faz. Mas a melhor definição de Natal, nesse sentido, vem de uma cantora que pra mim é uma grande dionisíaca Amy Winehouse:

"O Natal é uma época mágica de renovação e liberdade. Dia de abandonar o cotidano e se entregar à loucura, em que as pessoas podem beber à vontade, celebrando insanamente a vida, a mil por hora, não impondo limites a sua alegria e festejando até cair.
Pra mim, todo dia é Natal."

Quer algo mais Dionisíaco que isso? Talvez o Reveillon e o Carnaval, mas mesmo que o Natal seja menos intenso que estes, continua dionisíaco. A graça é a farra.

Um Feliz Natal Dionisíaco a todos!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ATEA

Pessoal,

 Essa associação de ateus e agnósticos parece bem interessante. Fica a dica para os interessados. Clique aqui para conhecer mais sobre a ATEA.

Saudações Dionisíacas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Abaixo reproduzo um trecho do baita texto de Elaine Tavares, publicado no saite da Caros Amigos, sobe liberdade de expressão e sua utilização ideológica pelas elites. Recomendo leitura de todo.

. . . E justamente porque essa gente (os "braços roubados da África", bem como os índios e imigrantes pobres) foi a responsável pela acumulação de riqueza de alguns, que era preciso consolidar uma ideologia de discriminação, para que se mantivesse sob controle a dominação. Daí o discurso – sistematicamente repetido na escola, na família, nos meios de comunicação – de que o índio é preguiçoso, o negro é inferior e o pobre é incapaz. Assim, se isso começa a mudar, a elite opressora sabe que o seu mundo pode ruir. . .

Saudações dionisíacas